Likes Gratis no Facebook ou Instagram



quarta-feira, 24 de julho de 2013

Aos 72 anos, morre Dominguinhos em São Paulo

type='html'>

Dominguinhos morreu na tarde desta terça-feira (23), em São Paulo, às 18h Foto: TV Globo / Divulgação

Dominguinhos morreu na tarde desta terça-feira (23), em São Paulo, às 18h
Foto: TV Globo / Divulgação
Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital, Dominguinhos morreu às 18h, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.Morreu, nesta terça-feira (23), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o cantor, instrumentista e compositor José Domingo de Morais, o Dominguinhos, aos 72 anos. O músico lutava há sete anos contra uma câncer de pulmão e estava desde o dia 17 de dezembro internardo com pneumonia e arritmia cardíaca, primeiro no Recife e depois na capital paulista. 

Carreira
José Domingos de Morais, mais conhecido como Dominguinhos, nasceu em Garanhus, no dia 12 de fevereiro de 1941. Instrumentista, cantor e compositor, ele começou a carreira no trio de irmãos Os Três Pinguins, quando tinha sete anos. Em uma das apresentações, o grupo tocou para Luiz Gonzaga, que encantado com a habilidade do menino resolveu apadrinhá-lo. Em 1954, foi para o Rio de Janeiro tentar construir sua carreira.

Na capital fluminense, ganhou uma sanfona de Gonzagão e formou com Miudinho e Borborema o Trio Nordestino. Em 1967 Pedro Sertanejo levou o rapaz para gravar discos de forró como solista. Um ano depois, conheceu Anastácia, sua primeira mulher, que também foi parceira musical em canções de sucesso como Eu Só Quero Um Xodó, Tenho Sede, Saudade Matadeira e Forró em Petrolina.
No pós-tropicalismo, firmou parcerias com Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia. Durante o período, conheceu e se casou com Guadalupe, sua segunda mulher. Com Chico Buarque escreveu Tantas Palavras e Xote da Navegação. Apesar de tantos nomes já famosos, foi com Nando Cordel que fez uma de suas canções mais famosas: De Volta pro Aconchego, que viria a se popularizar na voz de Elba Ramalho.
Em 2002, foi vencedor do Grammy Latino, com o álbum Chegando de Mansinho. Quatro anos depois, levou o Prêmio Tim como Melhor Cantor Regional. Em 2010, ganhou o Prêmio Shell de Música. O último álbum do cantor, Yamandu + Dominguinhos, foi lançado em 2008.
Fonte: Música Terra

View the original article here

Share on :

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Copyright Noticias sobre Cursos e Concursos, Esporte, Gospel 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all